sábado, 30 de agosto de 2014

Medicação I :Ansiolítico não é tratamento para síndrome do pânico!

Vamos repetir a frase em vermelho e sublinhada :

ANSIOLÍTICO NÃO É  TRATAMENTO PARA SÍNDROME DO PÂNICO!

O que são ansiolíticos?
São medicamentos que reduzem a atividade em determinadas regiões do cérebro levando a diminuição da ansiedade. Por isso, são também conhecidos como tranqüilizantes ou ansiolíticos.

Porque ansiolítico não trata síndrome do pânico ou transtornos de ansiedade?
Os ansiolíticos agem para ansiedade, como os analgésicos para a dor, os antitérmicos para a febre, antinflamatórios para inflamações, e assim por diante. 
Possuem efeito imediato, aliviam os sintomas e sensações no momento.Porém , não possuem efeito terapêutico.

Quando devo tomar um ansiolítico?
Sempre sob orientação e prescrição médica.
Durante a fase de adaptação de início do tratamento medicamentoso ( anti depressivos ) e /ou terapias.
É indicado à curto prazo para que sofre de insônia.
Durante ataques agudos de pânico ( emergência).

Quais os ansiolíticos mais usados ?
Sem dúvida alguma o mais comum é o rivotril ( clonazepan).
Em seguida diazepan ,alprazolan , diazepan e lorazepan.


Como agem os ansiolíticos?
Quando falamos de ansiolíticos estamos falando, praticamente, dos Benzodiazepínicos. De longe, os Benzodiazepínicos são as drogas mais usadas em todo o mundo e, talvez por isso, consideradas um problema da saúde pública nos países mais desenvolvidos.
Os benzodiazepínicos são capazes de estimular no cérebro os mecanismos que normalmente equilibram estados de tensão e ansiedade. Ultimamente as pesquisas têm indicado a existência de receptores específicos para os Benzodiazepínicos no Sistema Nervoso Central (SNC), sugerindo a existência de substâncias endógenas (produzidas pelo próprio organismo) muito parecidas com os benzodiazepínicos. Tais substâncias seriam uma espécie de "benzodiazepínicos naturais", ou mais precisamente, de "ansiolíticos naturais".
Aparentemente o efeito ansiolítico dos Benzodiazepínicos está relacionado com um sistema de neurotransmissores chamado gabaminérgico do Sistema Límbico. O ácidogama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor com função inibitória, capaz de atenuar as reações serotoninérgicas responsáveis pela ansiedade. Os Benzodiazepínicosseriam, assim, agonistas (simuladores) deste sistema agindo nos receptores gabaminérgicos.
Assim, quando, devido às tensões do dia-a-dia ou por causas mais sérias, determinadas áreas do cérebro funcionam exageradamente, resultando num estado de ansiedade, osbenzodiazepínicos exercem um efeito contrário, isto é, inibem os mecanismos que estavam funcionando demais e a pessoa fica mais tranqüila e menos responsiva aos estímulos externos. Como conseqüência desta ação, os ansiolíticos produzem uma depressão da atividade do nosso cérebro que se caracteriza por:
1) diminuição de ansiedade;
2) indução de sono;
3) relaxamento muscular;
4) redução do estado de alerta.

Posso tomar bebida alcólica e ansiolíticos (bezosiazepínicos)? 
Nunca!É importante notar que os efeitos dos benzodiazepínicos podem ser fortemente aumentados pelo álcool, e a mistura álcool + benzodiazepínico pode ser prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário