sábado, 30 de agosto de 2014

Medicação II : Anti depressivos, tratamento para síndrome do pânico e transtorno de ansiedade.

Não existe no mercado nenhum medicamento específico apenas para o tratamento de transtornos de ansiedade e síndrome do pânico.
No entanto anti depressivos têm se mostrado eficaz e são utilizados há anos para essa finalidade.

Mas, como ele agem?

Os antidepressivos foram desenvolvidos para tratar casos de depressão, mas eles também ajudam pessoas com transtornos da ansiedade. 
Os ISRS como a fluoxetina (Prozac), sertralina (Zoloft), o escitalopram (Lexapro), a paroxetina (Paxil), e o citalopram (Celexa) são normalmente prescritos em casos de transtorno da ansiedade, DOC, TEPT, e fobia social. 

A venlafaxina (Effexor), um ISRSN, é normalmente utilizada para tratar TAG. A bupropiona (Wellbutrin), um antidepressivo, também é utilizada em alguns casos.

 Alguns antidepressivos tricíclicos também funcionam em casos de ansiedade. Por exemplo, a imipramina (Tofranil) é prescrita em transtornos de pânico e TAG. A clomipramina (Anafranil) é utilizada no tratamento de DOC. Os tricíclicos são igualmente prescritos em doses muito baixas de início e aumentados com o passar do tempo. 


Como é feito o tratamento?
No tratamento de transtornos da ansiedade os antidepressivos são geralmente prescritos em doses muito baixas no início, aumentando com o passar do tempo. E conforme o paciente vai apresentando melhoras são retirados gradualmente , processo conhecido como desmame!

Pioras ou sintomas iniciais:
Boa parte dessas medicações apresentam alguns efeitos colaterais incomodos no início do tratamento ( primeiros 10 dias) e alguma piora dos sintomas.
Devido a isso muitos pacientes abandonam o tratamento.
O uso de ansiolíticos nessa fase pode ajudar a minimizar os sintomas e o aumento da ansiedade.
É preciso sempre estar em contato com o médico e se for o caso fazer a substituição por outra medicação até encontrar qual se adpta melhor.
Nunca desista de seu tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário